"O USO DE APARELHO AUDITIVO PODE PROTEGER CONTRA O DECLÍNIO COGNITIVO"






O uso de aparelho auditivo pode proteger contra o declínio cognitivo associado com a perda de audição. Isto foi sugerido por um estudo francês de longo prazo publicado na revista “Journal of the American Geriatrics Society”.

Cientistas da Universidade de Bordeaux incluíram 3.670 pessoas com mais de 65 anos de idade em seu estudo. Entre eles, 1.139 tinham problemas auditivos moderados, 137 tinham grande perda auditiva e 2.394 não relataram dificuldades auditivas. O declínio cognitivo foi medido usando-se uma escala padronizada. O acompanhamento médio foi de mais de 25 anos.

Os resultados confirmaram que a perda auditiva estava significativamente associada com pontuações basais mais baixas de declínio cognitivo e também com maior declínio cognitivo durante o período de acompanhamento. Essa associação persistiu independentemente da idade, sexo e grau de instrução.

Entretanto, o uso de aparelho auditivo compensou esse efeito. Pessoas com perda auditiva usando aparelho auditivo não demonstraram diferença no declínio cognitivo quando comparadas aos controles.


Voltar